quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alegria franciscana


                          
Antes do Dia de S. Francisco, e no ano em que se assinalam 785 sobre o desaparecimento físico do homem que pregou a paz e viveu (n)a pobreza, lembramos, dos sonetos sobre a sua vida, um excerto gentilmente cedido pelo Frei Morgado - um dos 127 franciscanos actualmente existentes em Portugal.

Fotografia Dina Cristo

 


Francisco vai de jornada

com seu irmão preferido

meu caro irmão diz dorido

pela sua caminhada



Se na vida atribulada

alguém de nós fosse tido

como exemplo engrandecido

de virtude muito amada



Se soubessemos fazer

altos milagres e ter

a minha sabedoria



Seguir os astros de perto

não estava nisso por certo

a verdadeira alegria



Mais um pouco adiante

ei-lo de novo a dizer

pudéssemos nós saber

meu irmãozinho constante



O mistério cativante

que reside em cada ser

ramo de árvore a crescer

veio de água murmurante



Soubesse a gente pregar

de maneira a conquistar

para a divina harmonia



Os ímpios que a terra tem

não estava nisso também

a verdadeira alegria!



Mas então onde encontrar

a verdadeira alegria

pergunta o irmão que o ouvia

como a noite ouve o luar



Meu irmão vamos chegar

por noite chuvosa e fria

ao convento que anuncia

aos pobrezinhos um lar



Vamos de fome trazidos

mas se fôssemos comidos

lançados à ventania



Sem uma côdea de pão

era isso meu irmão

a verdadeira alegria



Mas se de nova chamada

o porteiro enraivecido

nos tratasse com alarido

como a bandidos de estrada



E sobre nós dois qual rajada

de vento enfurecido

desenrolasse perdido

pragas, ruína de enfiada



E nós meu irmão por amor

do que sofreu o Senhor

até à sua agonia



Se sofrêssemos contente

era isso unicamente

a verdadeira alegria



É que acima caro irmão

dos dons e graças que temos

deve estar no que sofremos

a maior satisfação



O que do Céu recebemos

pertence a Deus, a nós não

mas na dor, na provação

bem fundo nos conhecemos



Sofrendo com sapiência

com caridade e clemência

só por amor de Jesus



Eis a perfeita alegria

do que só se vangloria

dos quatro braços da cruz.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rádiotelefonia de sessenta IV


Nesta quarta parte ecoamos o modo como a rádio tratou alguns dos principais acontecimentos dos anos 60.



Texto e fotografia Dina Cristo



Em 1962, teve início a primeira emissão da Rádio Portugal Livre, a 12 de Março: “Aqui Rádio Portugal Livre. Fala Rádio Portugal Livre. Uma emissora Portuguesa ao Serviço do Povo, da Democracia e da Independência Nacional”(1). Duraria mais 13 anos, fazendo contra-propaganda, sob a orientação do PCP. Contudo, “A audição era bastante pequena, segundo suponho e ao contrário do que na época afirmava a direcção do Partido”(2), escreveu Rui Perdigão.

Pouco depois, em Abril, estalou a crise académica de 1962, causando a demissão de Marcello Caetano da Universidade Clássica de Lisboa e a saída do director da PIDE, Homero de Matos. Nos anos seguintes, a guerra africana alastrou, primeiro à Guiné, em 1963, e depois a Moçambique, em 1964.

Em 1965 Humberto Delgado é assassinado e o seu corpo e da sua secretária descoberto em Villanueva del Fresno. Logo que informado, José do Nascimento seguiu para Espanha, conseguindo enganar os militares armados, que fiscalizavam o acesso ao local. As expectativas de conseguir trazer uma reportagem gravada não se concretizaram, já que todos os intervenientes (o sub-delegado de saúde, o motorista, o menino que descobriu os corpos, a polícia local e até o povo) se recusaram a falar (3).

Quando chegou ao RCP, e se preparava para contar aos ouvintes a sua aventura, foi impedido. “Paradoxalmente eu, que não havia conseguido uma palavra dos espanhóis e só poderia descrever o que tinha visto, fui proibido pelo antigo SNI de continuar o meu relato ao microfone (…)”(4). António Caetano Carvalho, funcionário superior do SNI, telefonou para o RCP proibindo a transmissão de informações sobre Humberto Delgado: “Vocês deram há pouco uma notícia relativa ao facto de terem enviado um enviado especial a Espanha. Há instruções superiores no sentido de as notícias relativas a este acontecimento, desde que não sejam das agências autorizadas, carecerem de autorização da censura”(5).

Pelo funeral de Humberto Delgado, a rádio transmitiu o som fúnebre do seu enterro. A reportagem descreveu a urna, coberta pela bandeira portuguesa, em seda, tendo desenhado o escudo da Força Aérea e o povo, imenso, que (quando deu entrada na nave do Santo Condestável) se reunia em redor, aplaudindo vibrantemente(6) .

O ano de 1965 não terminaria ainda sem a extinção, assalto e destruição da Sociedade Portuguesa de Escritores, devido ao prémio atribuído ao livro “Luuanda” de Luandino Vieira, então no Tarrafal.

Em 1966, quando Américo Tomás comemorou oito anos à frente da presidência da República, o “Diário Sonoro” abriu com o aniversário da reeleição do chefe de Estado: “Passa hoje mais um ano sobre a data em que o almirante Américo Tomás foi reeleito chefe do Estado, em confirmação do seu anterior mandato”(7). Na presidência da República, acrescentava ainda a notícia, foram recebidas, por tal motivo, muitas saudações, procedentes de todos os pontos do país.

O noticiário nacional, com mais de dez minutos, incluía uma notícia sobre a abertura de uma agência do Banco de Crédito Comercial de Benguela, como forma de extensão dos estabelecimentos de crédito metropolitanos às províncias; um comunicado da Polícia de Segurança Pública (2’20’’) apelando ao pagamento de imposto sobre as viaturas importadas, numa linguagem eminentemente escrita e rebuscada; a informação sobre a recepção, nos paços do Concelho lisboeta, de uma representação da colónia portuguesa, residente na República do Congo ex-Belga, que veio a Portugal assistir às comemorações do 40º aniversário da revolução nacional e outras notícias, como os exames para ingresso na universidade, e o Campeonato Mundial de Futebol, com um comentário de João Saldanha, da Rádio Nacional do Brasil: “Parabéns a Portugal. Parabéns pela brilhante participação na copa do mundo(…)”(8).

Artur Agostinho terminava a intervenção no radiojornal: “Senhores ouvintes este o comentário que se nos oferece fazer agora, neste momento, e que talvez possamos completar um pouco mais tarde com outros apontamentos e outras sugestões, que nos tenham sido oferecidas por este encontro dramático entre Portugal e a Inglaterra. Por agora é tudo”(9). Artur Agostinho relatou ainda, em directo, o desfecho do campeonato, em que pela primeira vez Portugal ficou apurado para a fase final.

Em 1967, o Papa Paulo VI visitou Fátima, para assistir às cerimónias comemorativas do 50º aniversário do 13 de Maio, o que levou a uma movimentação inusitada de meios técnicos e humanos, e mais de 850 acreditações de jornalistas estrangeiros, “tendo a Emissora Nacional mobilizado todo o seu pessoal e meios técnicos de que pôde dispor”(10). Contudo, “não houve nada de novo no plano técnico. As transmissões fizeram-se como todas”(11).

O “PBX”, programa que se havia estreado em 1967, reportou as inundações de Lisboa, adquirindo uma função de serviço público e prolongando-se ao longo da madrugada: “(…) o trabalho de reportagem e de cobertura do trágico acontecimento foi de tal ordem que o programa acabou por se transformar numa espécie de centro de informações e de comunicações. Os bombeiros, a polícia e as diversas entidades envolvidas no sinistro davam informações, faziam apelos, pediam notícias”(12). Os produtores do “PBX”, Parodiantes de Lisboa, comemoravam 20 anos aos microfones da rádio, fazendo humor, nesse mesmo ano de 1967.

Salazar exonerado

Em 1968, dois dias após um acidente vascular, que se seguiu à queda da cadeira de Salazar, um relatório médico explicou o estado de saúde do Presidente do Conselho. “(…) Um dia depois do aparecimento das primeiras manifestações patológicas foi feito o diagnóstico do hematoma e da sua localização e realizado o trabalho cirúrgico apropriado. O presidente teve uma recuperação notável e dois dias depois da operação os sintomas tinham desaparecido a ponto de se poder considerar em vias de atingir o seu estado normal. Infelizmente, o regresso às suas actividades habituais foi subitamente interrompido há dois dias por um acidente vascular cerebral, hemorragia no hemisfério cerebral direito. Esta hemorragia não teve qualquer relação com o hematoma sub-dural de que anteriormente sofreu, mas foi consequência da ruptura de uma artéria cerebral. Uma hemorragia intra cerebral é uma lesão grave que ameaça a vida do doente. O presidente está a lutar valorosamente para vencer a lesão do seu cérebro(…)”(13).

No dia 10 de Setembro, João Patrício, comentador político da EN, responsável pelos editoriais e notas do dia, afirmava aos microfones a influência de Salazar: “O prestígio do Doutor Salazar é realidade incontroversa, que não poderá minimizar-se ou negar-se. Ao tomar o País conhecimento de que o Doutor Salazar adoecera e havia sido submetido a delicada intervenção cirúrgica, logo, por toda a parte, se geraria espontâneo e colectivo movimento de ansiedade e de simpatia e de respeito pela sua figura prestigiosa. Sentia-se que a Nação lhe entregava, uma vez mais, o coração e se reunia à volta de si para, como ele, lutar e vencer nova crise – agora em combate contra a doença”(14).

A 26 de Setembro de 1968, Américo Tomás, sonoramente emocionado, exonerou Salazar e indigitou Marcello Caetano como novo Presidente do Conselho: “Continuando muito gravemente doente, o presidente do Conselho, Dr. António Oliveira Salazar, e perdidas todas as esperanças, mesmo que sobreviva, de poder voltar a exercer em plenitude as funções do seu alto cargo, atendendo a que superiores interesses do país têm de prevalecer sobre quaisquer sentimentos, por maiores e mais legítimos que pareçam, circunstância que obriga à decisão dolorosa de substituir na chefia do Governo o Dr. Oliveira Salazar, tendo ouvido o Conselho de Estado e não devendo adiar por mais tempo é, no entanto, com profunda amargura, só minorada pelo que dele directamente colhi, de que não desejava morrer no desempenho das suas funções, que o uso da faculdade conferida pelo número primeiro, do artigo 81 da Constituição, exonero o Dr. António Oliveira Salazar do cargo de presidente do Conselho de Ministros, do qual manterá todas as honras a ele inerentes, e para o substituir nomeio, nos termos do mesmo preceito constitucional, o Dr. Marcello José das Neves Alves Caetano”(15).

No dia seguinte, João Patrício intitulava o seu comentário de “renovação na continuidade”: “A mensagem dirigida pelo chefe do Estado a comunicar ao País aquela histórica decisão é um documento que, pelo seu valor patriótico e humano, todo o português subscreveria. O respeito pela unidade e pela fidelidade aos princípios defendidos toda a vida por Salazar será, nesta hora suprema, um motivo de máxima meditação e a mais elevada homenagem a prestar ao grande Português que tanto honrou e engrandeceu a Pátria comum. Foi constante pensamento político de Salazar que os Governos do Estado Novo eram sempre o mesmo governo; só os homens mudam de vez em quando. Renovação na continuidade”(16).

Na era salazarista, João Patrício havia comentado temas como a entrevista de Salazar à revista “Extra”, o seu 36º aniversário como presidente do Conselho, o seu discurso de 23 de Setembro de 1966, a tomada de posse dos comandantes gerais da PSP e Legião Portuguesa, a construção da barragem de Cabora-Bassa, a emigração para o Ultramar e o esmagamento da Checoslováquia. Goa não fora esquecida: “Goa, pelo coração e pela história, continua a ser orgulhosamente portuguesa. Politicamente, também. Só a administração e a soberania locais nos foram clamorosamente usurpadas pela garra rapace da falsamente pacífica União Indiana. Há duas situações de facto: a realidade da usurpação e a realidade da permanência espiritual lusíada em terras distantes da costa do Malabar, a despeito dessa ignominiosa usurpação. São duas realidades incontroversas: uma promanada de um acto de violência e de injustiça internacionais; a outra, resultante de um acto de são e exemplar sentimento de amor pátrio”(17).

Em comentário à encíclica “Humanae Vitae” de Paulo VI, nomeadamente à anti-concepção, João Patrício afirmava. «Com efeito, segundo dados fornecidos por especialistas responsáveis, “dos 50 por cento dos solos do Planeta passíveis de cultivo, só 10 por cento produzem actualmente, restando ainda 40 por cento para serem utilizados na luta contra a fome”. Não têm, portanto, os neomalthusianistas razão para fundamentarem o emprego da limitação científica da natalidade no drama natural da subalimentação nem recearem uma constante ascensão demográfica. Há, assim, dois problemas morais convergentes: o anti-concepcionismo, por um lado, antinatural, condenado por Deus; e o egoísmo e premeditado abandono de terras cultiváveis, igualmente antinatural e verberado por Deus. “A vida humana – segundo João XXIII, citado por Paulo VI – é sagrada; desde o seu alvorecer compromete directamente a acção criadora de Deus»(18).

(1) PERDIGÃO, Rui – O PCP visto por dentro e por fora, pág.52. (2) Idem, pág. 58. (3) A. H. RDP. 01/11/1976. AHD 10584. (4) Idem, ibidem. (5) A.H. RDP. RCP. 1965. AHD 584. (6) A.H. RDP. RDP. 01/11/1976. AHD 10584. Extracto 11. (7) Idem, EN 1966. (8) Idem, ibidem. (9) Idem, ibidem. (10) “60 anos de rádio em Portugal”, pág.305. (11) CRISTO, Dina – “Rádio anos 60”, pág. 2. (12) MAIA, Matos - Telefonia, Círculo de Leitores, pág.278. (13) A.H. RDP. EN 01/09/1968. AHD 1922. Faixa 10. (14) “Editoriais e notas do dia. Das realidades aos mitos”, pág. 30. (15) A.H. RDP. EN 26/09/1968. (16) Op. Cit. Pág. 34. (17) Idem, pág. 18. (18) Idem, pág. 26.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vénus



Dedicamo-nos hoje à equivalente da Afrodite grega, a deusa do amor e da beleza - intemporais.

Texto e desenho Zita Leonardo

 
Vénus é Amor

Profunda emoção

É bondade

Alegria

Beleza

E arte

Sedução

Magia

Complemento de Marte.

Mas é também tristeza

Dor

Solidão

Carência

Ilusão do amor

Que gera a dependência.

Vénus é pura

De rosas a fragrância

É fonte de cura

É mistério

Sagrada vibração

Símbolo do 5º Império

É a Taça da abundância

No altar do coração.

Etiquetas: , ,

domingo, 11 de setembro de 2011

Nutrientes


Desfolhamos o nosso quinto Outono, com um questionário para apurar quais as necessidades adicionais individuais de nutrientes. O cálculo é feito com base nos sintomas associados e na análise do estilo de vida, tal como definido por Patrick Holford no seu livro "A bíblia da alimentação”*.


Fotografia Dina Cristo


1- Questionário da alimentação ideal:

Para cada sintoma que sente com frequência conte um ponto. Se sentir qualquer dos sintomas a negrito conte dois pontos. Se pontuar cinco ou mais é provável que não esteja a ingerir uma quantidade suficiente desse nutriente.
 
Perfil vitamínico:

VITAMINA A:

-- Úlceras na boca

-- Visão nocturna deficiente

-- Acne

-- Constipações ou infecções frequentes

-- Pele seca e escamosa

-- Caspa

-- Aftas ou cistite

-- Diarreia

Pontuação: –--



VITAMINA D:

-- Artrite ou osteoporose

-- Dores lombares

-- Perda de dentes

-- Queda de cabelo

-- Espasmos musculares

-- Dores nas articulações ou rigidez

-- Ossos fracos

Pontuação: ---



VITAMINA E:

-- Falta de apetite sexual

-- Cansaço após exercício leve

-- Equimoses fáceis

-- Cicatrização lenta

-- Varizes

-- Pouca elasticidade da pele

-- Perda de tónus muscular

-- Infertilidade

Pontuação: ---



VITAMINA C:

-- Constipações frequentes

-- Falta de energia

-- Infecções frequentes

-- Gengivas em sangue ou sensíveis

-- Equimoses fáceis

-- Hemorragias nasais

-- Cicatrização lenta

-- Manchas vermelhas na pele

Pontuação: ---



VITAMINA B1:

-- Músculos sensíveis

-- Dores nos olhos

-- Irritabilidade

-- Dificuldades de concentração

-- Formigueiro nas pernas

-- Falta de memória

-- Dores de estômago

-- Obstipação

-- Formigueiro nas mãos

-- Batimentos cardíacos rápidos

Pontuação: ---



VITAMINA B2:

-- Olhos injectados, com ardor ou a sensação de grão de areia

-- Sensibilidade a luzes intensas

-- Ulcerações na língua

-- Cataratas

-- Cabelo sem brilho ou oleoso

- Eczema ou dermatite

-- Unhas quebradiças

-- Lábios gretados

Pontuação: ---



Vitamina B3 (Niacina):

-- Falta de energia

-- Diarreia

-- Insónia

-- Dores de cabeça ou enxaquecas

-- Falta de memória

-- Ansiedade ou tensão

-- Depressão

-- Irritabilidade

-- Gengivas em sangue ou sensíveis

-- Acne

Pontuação: ---



VITAMINA B5:

-- Cãimbras, tremores ou espasmos musculares

-- Apatia

-- Dificuldades de concentração

-- Ardor nos pés ou tornozelos sensíveis

-- Náusea ou vómitos

-- Falta de energia

-- Cansaço após exercício leve

-- Ansiedade ou tensão

-- Ranger dos dentes

Pontuação: ---



VITAMINA B6:

-- Dificuldade em recordar os sonhos

-- Retenção de líquidos

-- Formigueiro nas mãos

-- Depressão ou nervosismo

-- Irritabilidade

-- Cãibras, tremores ou espasmos musculares

-- Falta de energia

Pontuação: ---



VITAMINA B12:

-- Cabelo em mau estado

-- Eczema ou dermatite

-- Boca hipersensível ao calor ou ao frio

-- Irritabilidade

-- Ansiedade ou tensão

-- Falta de energia

-- Obstipação

-- Músculos sensíveis ou doridos

-- Palidez

Pontuação: --



ÁICOD FÓLICO:

--Eczema

-- Lábios gretados

-- Embranquecimento prematuro dos cabelos

-- Ansiedade ou tensão

-- Falta de energia

-- Depressão

-- Falta de apetite

-- Dores de estômago

Pontuação: ---



BIOTINA:

-- Dermatite ou pele seca

-- Cabelo em mau estado

-- Embranquecimento prematuro dos cabelos

--Músculos sensíveis ou doridos

-- Falta de apetite ou náusea

Pontuação: ---


Perfil mineral:


CÁLCIO:

-- Cãibras, tremores ou espasmos musculares

-- Insónia ou nervosismo

-- Dores nas articulações ou artrite

-- Cáries

-- Tensão arterial elevada

Pontuação: ---



FERRO:

-- Palidez

-- Ulceração na língua

-- Fadiga ou moleza

-- Perda de apetite ou náusea

-- Períodos menstruais longos ou perdas de sangue

Pontuação: ---



MAGNÈSIO:

-- Cãibras, tremores ou espasmos musculares

-- Fraqueza muscular

-- Insónia, nervosismo ou hiperactividade

-- Tensão arterial elevada

-- Batimentos cardíacos irregulares ou rápidos

-- Obstipação

-- Crises ou convulsões

-- Sensibilidade no peito ou retenção de líquidos

-- Depressão ou confusão

Pontuação: ---



ZINCO:

-- Diminuição do paladar ou do olfacto

-- Manchas brancas em mais do que duas unhas

-- Infecções frequentes

-- Estrias

-- Acne ou pele oleosa

Pontuação: ---



MANGANÉSIO:

-- Contracções musculares

-- «Dores de crescimento» da infância

-- Tonturas ou fraco sentido de equilíbrio

-- Crises ou convulsões

-- Joelhos doridos

Pontuação: ---



SELÉNIO:

-- História familiar de cancro

-- Sinais de envelhecimento prematuro

-- Cataratas

-- Tensão arterial elevada

Pontuação: ---



CRÓMIO:

-- Suores excessivos ou frios

-- Tontura ou irritabilidade ao cabo de seis horas sem comida

-- Necessidade de refeições frequentes

-- Mãos frias

-- Necessidade de dormir de mais ou sonolência durante o dia

Pontuação: ---



Perfil de ácidos gordos essenciais:

Ómega 3 e Ómega 6:

-- Pele seca, eczema ou olhos secos

-- Cabelo seco ou caspa

-- Problemas inflamatórios, por exemplo, artrite

-- Sede ou suor excessivos

-- Síndrome Pré- Menstrual (SPM) ou dores no peito

-- Retenção de líquidos

-- Infecções frequentes

--Memória fraca ou dificuldades de aprendizagem

-- Tensão arterial elevada ou nível elevado de lípidos no sangue

Pontuação: ---



2- Análise do estilo de vida:

Controlo de energia:

-- Precisa de mais de oito horas de sono por noite?

-- É raro sentir-se perfeitamente acordado e capaz de começar a mexer-se vinte minutos depois de se levantar?

-- Precisa de qualquer coisa para despertar de manhã, como uma chávena de chá, um café ou um cigarro?

-- Toma chá, café, alimentos ou bebidas com açúcar ou fuma a intervalos regulares durante o dia?

-- É frequente sentir-se tonto ou sonolento durante o dia ou depois das refeições?

-- Sente-se tonto ou irritado quando está seis horas sem comer?

-- Evita fazer exercício porque não se sente com energia?

-- Sua muito durante a noite ou o dia ou tem sede de mais?

-- Por vezes deixa de conseguir concentrar-se ou fica com a cabeça vazia?

-- Tem menos energia do que costumava ter?

Pontuação: ---



Controlo do stress:

-- Sente-se culpado quando descansa?

-- Sente uma necessidade permanente de reconhecimento ou de êxito?

-- Os seus objectivos na vida não são claros?

-- É especialmente competitivo?

-- Trabalha mais do que a maioria das pessoas?

-- Zanga-se com facilidade?

-- É frequente executar simultaneamente duas ou três tarefas?

-- Sente-se impaciente se as pessoas ou as coisas o fazem atrasar-se?

-- Tem dificuldade em adormecer, dorme agitado ou acorda com a cabeça a funcionar aceleradamente?

Pontuação: ---



Controlo do exercício:

(Conte dois pontos por cada resposta “sim”)

-- Faz exercício que acelera notoriamente o seu ritmo cardíaco durante 20 minutos, pelo menos, mais de três vezes por semana?

-- O seu trabalho implica andar muito, levantar pesos ou qualquer outra actividade vigorosa?

-- Pratica desporto com regularidade (futebol, squash, etc.)?

-- Tem passatempos fisicamente cansativos(jardinagem, carpintaria, etc.)?

-- Está a treinar-se para uma prova desportiva?

-- Considera-se em forma?

Pontuação: ---



Controlo imunitário:

-- Constipa-se mais de três vezes por ano?

-- É-lhe difícil libertar-se de uma infecção (constipação ou outra)?

-- Tem tendência a sofrer de aftas ou de cistite?

-- Toma antibióticos duas ou mais vezes por ano?

-- No ano passado, perdeu alguém muito importante para si?

-- Na sua família, há alguma história de cancro?

-- Alguma vez lhe tiraram gânglios ou nódulos ou fez uma biopsia?

-- Tem uma doença inflamatória do tipo eczema, asma ou artrite?

-- Sofre de febre dos fenos?

-- Tem problemas de alergias?

Pontuação: ---



Controlo da poluição:

-- Vive numa cidade ou perto de uma artéria movimentada?

-- Passa mais do que duas horas por semana no meio do tráfego?

-- Pratica exercício físico (trabalhar, andar de bicicleta ou praticar desporto) em artérias movimentadas?

-- Fuma mais de cinco cigarros por dia?

-- Vive ou trabalha numa atmosfera carregada de fumo?

-- Compra alimentos expostos a gases de tubos de escape em artérias movimentadas?

-- Come geralmente alimentos não-biológicos?

-- Bebe mais do que uma unidade de álcool por dia (um copo de vinho, uma caneca ou 600 ml de cerveja ou uma medida de bebidas espirituosas)?

-- Passa muito tempo em frente da televisão ou do ecrã do computador?

-- Bebe normalmente água da torneira sem ser filtrada?

Pontuação: ---



Controlo cardiovascular:

-- A sua tensão arterial é superior a 140/90?

-- Depois de 15 minutos de repouso, a sua pulsação é superior a 75?

-- Pesa mais de 7 kg do que o seu peso ideal?

-- Fuma mais de cinco cigarros por dia?

-- Pratica menos de duas horas de exercício físico vigoroso por semana (ou de uma hora se tem mais de cinquenta anos)?

-- Come mais do que uma colher de chá de açúcar por dia?

-- Come carne mais do que cinco vezes por semana?

-- Costuma acrescentar sal à comida?

-- Bebe mais do que duas bebidas alcoólicas por dia?

-- Na sua família, existe uma história de doença cardíaca ou diabetes?

Pontuação: ---



Controlo da saúde feminina:

-- Sofre regularmente de SPM? Sim/Não

-- Está grávida ou a tentar engravidar? Sim/Não

-- Está a amamentar? Sim/Não

-- Tem sintomas de menopausa ou já passou a menopausa? Sim/Não

Controlo da idade:

Tem menos de 11 anos? Sim/Não

Tem entre 11 e 16 anos? Sim/Não

Tem mais de 50 anos? Sim/Não


Conte um ponto para cada resposta afirmativa. Se pontuar cinco ou mais em cada categoria acrescente às pontuações individuais de nutrientes os pontos mostrados na fig.1. Registe a pontuação total na coluna da fig.2. Quanto mais elevada for a pontuação maior será a necessidade suplementar do nutriente, de preferência ingerida através da alimentação. Para pacientes com idade inferior a 14 anos divide-se o seu peso por 50 ao que se multiplicam os níveis obtidos.


Fig. 1
Fig. 2

HOLFORD, Patrick - a bíblia da alimentação. Editorial Presença. Lisboa, 2ª edicação, 2004, p.297-307.

Etiquetas: ,