quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Zeitgeist III


Texto Dina Cristo

Há pelo menos 12 projecções programadas para o território nacional: cinco no Porto, entre 1,5 e 3,5 euros, e outras sete, gratuitas, espalhadas por várias cidades. A partir deste Sábado e ao longo de Janeiro, antes do Dia Z, previsto para Março, cidadãos em Portugal reúnem-se, entre clubes e auditórios, fora dos circuitos comerciais, para assistirem ao “Moving Forward”.

Produzido, realizado e narrado por Peter Joseph, no âmbito do Festival de Filmes Activistas, onde será apresentado este dia 15, o terceiro filme de uma trilogia, que se iniciou em 2007, com “Zeitgeist: the movie”, seguida em 2008 pelo “Zeitgeist: Addendum”, é dinamizado pelo Movimento Zeitgeist, então criado.
O documentário, em contra-cultura, propõe a transição para um novo paradigma sócio-económico de sustentabilidade e solidariedade, baseado na economia de (abundância de) recursos (naturais). «É preciso corrigir o sistema, e não imprimir mais dinheiro e dar aos bancos”, declara na película John Fresco, fundador do Projecto Vénus, defensor da existência de tecnologia suficiente e eficiente para solucionar as necessidades humanas.

Etiquetas: , ,