quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cristo Maitreya


Perto da comemoração de mais um nascimento de Jesus e sessenta anos depois do desaparecimento de Alice Bailey detemo-nos num dos seus livros, escrito em 1948, onde afirma que estão reunidas as condições para a segunda e última vinda de Cristo.

Texto Dina Cristo

A antecipação da vinda de Cristo foi decidida entre 1936 e 1945. A necessidade humana, por um lado, e o apelo invocativo da humanidade, por outro, cria(ra)m as circunstâncias para o reaparecimento de Cristo e dos seus discípulos. «Aparecem, unicamente, quando o mal predomina; ainda que seja somente por esta razão, podemos, na atualidade, esperar um Avatar. O cenário adequado para o reaparecimento do Cristo está preparado»
[1].
O espírito de colaboração e paz mundial, após a Grande Guerra, são dois dos efeitos da aproximação dos seus Colaboradores, a Hierarquia de Mestres, que se exteriorizará: «O Filho de Deus está a caminho e não vem só»
[2]. Contudo, parte da preparação do seu regresso depende da Humanidade, da educação para a cidadania mundial, em boa vontade e em correctas relações humanas.
Em 1945 Cristo recitou e os Seus Colaboradores transcreveram a Grande Invocação. Difundida pela rádio, estava traduzida em quase 20 línguas, dois anos depois. Este trabalho de invocação das massas e da evocação da Hierarquia espiritual, a par da ordem e da aceitação de certas verdades, é fundamental na preparação do regresso de Cristo.
Ao longo do devir colectivo, a certas ideias difundidas, a Humanidade responde com ideais que, mais tarde, se materializam numa nova cultura, inaugurando uma nova civilização: «(…) a história é o registro da reacção cíclica da humanidade a alguma energia divina, que flui através de algum dirigente inspirado ou de um Avatar»
[3].
Síntese aquariana

Em cada nova Era, um novo Mistério é revelado por um Instrutor. Foi assim em Gémeos, com Hermes, em Touro, com Mithra, em Carneiro, com Buda, em Peixes com Cristo (Jesus) e agora Aquário, com Cristo (Maitreya). Depois da Luz de Buda, a mente, o Deus imanente do Oriente, e do Amor de Jesus Cristo, o coração, o Deus transcendente do Ocidente, vem de novo Cristo para fundir o primeiro e segundo aspectos em Vontade para o Bem, através do serviço.
Cristo Maitreya vem estimular o princípio crístico em todos os corações humanos e desenvolver a intuição. Mediador entre a Divindade e a Humanidade, Mensageiro que vem pela última vez antes de retornar à casa do Pai, Shambala, o Logos planetário, onde a Vontade de Deus é conhecida. Mestre dos Mestres, Instrutor mundial do reino angelical e humano, é desde 1945 o Precursor, Dispensador e Sustentador da Era de Aquário, durante mais de dois mil anos.
Aquela será uma Era de Boa Vontade, de correctas relações humanas, de uma nova religião mundial e de Restauração dos antigos mistérios. Com ela a fascinação (plano emocional) e ilusão (plano mental) serão dissipadas e a ciência desvelará verdades fundamentais (re)conhecidas, como a unidade essencial do Ser humano ou a evolução, inscrita em rituais, números, símbolos e palavras.
Cristo tem como Associados o Espírito de Síntese (Poder), o Espírito de Paz (Amor) e Buda (Luz). O Salvador está vivo e, embora não se saiba quando nem como, actuará no plano físico: «Desta vez o Cristo não virá só; fá-lo-á com Seus colaboradores. Sua experiência e a deles serão diferentes da anterior, pois todos os olhos O verão, todos os ouvidos O ouvirão e todas as mentes O julgarão»
[4].
[1] BAILEY, Alice – O reaparecimento do Cristo, Pensamento, p. 10. [2] Idem, p. 50. [3] Idem, p. 12. [4] Idem, p. 48.

Etiquetas: , ,